Pular para o conteúdo principal

Vômitos, não quer comer e agora?


Bom pessoal graças a Deus eu nunca passei por isso, fora quando meu cão ficou deprimido e a vet trocou a ração e tudo se ajeitou. Vejo sempre nos grupos que acompanho que muitos donos passam por essa situação guando seus peludos adocem ou tem uma mudança no ambiente em que vivem, então resolvi fazer um post sobre alimentos que ajudam os peludos a se recuperarem sem piorar o quadro deles.
Pessoal lembrando que animais não tem o aparelho digestivo como o nosso. Ai vocês me perguntam a importância disso, vou explicar, eles não são preparados para processarem os temperos que pomos nos nossos alimentos, então nunca coloquem pimenta, tabletes de caldos, cebola, alho e por ai vai....
Vômito
O que é: O vômito é, então, a expulsão do conteúdo gástrico pela boca, geralmente acompanhado de contração violenta na musculatura abdominal e geralmente, após o vômito, existe uma sensação de desconforto na região epigástrica, sendo denominada de náusea ou enjôo.
Como ocorre: Geralmente o vômito é precedido pela acumulação de quantidade considerável de saliva misturada com ar, na porção inferior do esôfago, o que causa certa distensão. Em seguida, a respiração sofre uma parada e o diafragma é deprimido, com consequente estiramento do esôfago. Ao mesmo tempo, há uma contração da musculatura abdominal, que comprime o estômago contra o diafragma, ocorrendo um relaxamento da cárdia. A cabeça se lança para frente e o conteúdo gástrico é ejetado para o exterior. É a contração da musculatura abdominal que fornece energia para a eliminação do conteúdo do estômago.
Quem controla: O processo do vômito é controlado por um centro nervoso que localiza-se na medula. As fibras aferentes para esse centro podem provir de diferentes pontos do organismo. Outro importante contingente de fibras aferentes provém do estômago e duodeno. E algumas substâncias, ditas eméticas (que induzem o vômito),estimulam essas fibras. Uma estimulação rítmica do labirinto, como a causada por movimentos de veículos (doença do movimento), pode causar vômito.
O que o corpo perde : O primeiro da lista a ser lembrado é o mais comum e conhecido de todos, o corpo perde muito liquido contendo minerais e eletrólitos importantes para o funcionamento equilibrado do corpo , conseqüentemente se os vômitos são constantes have á mais fome para tentar repor os nutrientes perdidos que leva a mais vômitos podendo causar convulsões em casos graves.
Problemas intestinais também ocorrem, pensem do que são feitas as fezes? , resposta simples do bolo alimentar passado pelo estomago para absorção dos nutrientes no intestino correto?, se ocorre o vomito o bolo alimentar não chega aos intestinos havendo privação dos nutrientes e material fecal , resultado é prisão de ventre, câimbras estomacais e desconforto.
O ácido produzido no estomago é muito forte, agora pense , o estomago possui um revestimento próprio necessário para o proteger contra o acido mas o restante do corpo não, quando se vomita esse acido é impulsionado pela garganta, chegando a boca, o que acontece é que essas áreas tem seus mucosas atingidas pois não são estruturalmente preparadas para suportar o acido estomacal, resultado pode ocorrer o aparecimento de ulceras.
Todos sabemos que o corpo só pode funcionar se o estomago e intestinos fizerem corretamente seus papeis nos fornecendo os nutrientes, se eles não chegam o corpo vai perdendo a força, seus músculos enfraquecem, pelos quebradiços , ressecamento da pele pois o combustível necessário para tudo funcionar não esta chegando
Lembrando que quando o corpo não recebe seus nutrientes das fontes externas ele começa a degradar de si mesmo e de seus estoques então vomito é sim um assunto serio que não deve ser ignorado
Alimentos que se deve dar:


Caldo caseiro de carne e ossos:



• Costuma ser irresistível! Até mesmo peludos enjoadinhos pra comer topam lamber um prato de caldo morninho e cheiroso.


• Tem efeitos antiinflamatórios comprovados cientificamente, ajudando a reduzir desconforto e dores. Confira aqui um excelente artigo escrito pelo médico Dr. Alexandre Feldman a respeito.


• Nutre e repara a mucosa gastrintestinal inflamada, prevenindo o perigoso processo de translocação bacteriana, que é quando bactérias intestinais invadem a corrente sanguínea.


• É rico em minerais como cálcio, fósforo, magnésio, além de glucosamina e condroitina – elementos que protegem e restauram as articulações. Tudo numa forma facilmente assimilável pelo corpo


• É denso em glicina, molécula benéfica às articulações e ossos, pele, coração, sistema digestivo e que ainda ajuda o fígado na desintoxicação do organismo.


• “Afia” a capacidade de digestão, otimizando o aproveitamento dos nutrientes.


• Hidrata, graças à presença de sais minerais.

Fonte


água de coco

Pessoal além de ser super gostosa tem propriedades maravilhosas, é uma fonte de hidratação e como falamos acima o vomito causa desidratação, fonte de minerais (sódio e o potássio, cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre.), possui vitaminas do complexo B,.

Essa bebida funciona como um hidratante natural, é saborosa e tem um leve gostinho adocicado que faz o cãozinho se apaixonar por ela. Além disso, a água de coco é uma fonte riquíssima em potássio e também ajuda o processo do aparelho digestivo e urinário. Se administrada corretamente, evita problemas renais, elimina as chances de desidratação e ainda pode ser usada no controle de vômitos, diarréias e infecções urinárias.

Fonte

Formas de oferecer: Podemos congelar em cubinhos na geladeira e servir a eles, além de diverti-los brincando com os cubinhos faz bem para a saúde , lembrando que tudo em excesso faz mal, fique sempre atento as quantidades.

A água do cozimento do arroz pode fazer bem para cães com enjôo

A água do cozimento do arroz é muito utilizada na medicina chinesa para tratar problemas de enjôo e estômago, tanto em pessoas como em animais debilitados. Você pode dar ao cão com problemas estomacais a água do cozimento do arroz em pequenas doses, oferecendo ao animal esta água do arroz, com uma colher. Este arroz deverá ser mais ensopado e poderá ser cozido com batata, cenoura, um pouco de sal e frango por exemplo. Outras misturas de legumes cozidos também podem ser testadas. O caldo do arroz fornece à cães debilitados um pouco de nutrientes e o amido pode ajudar a aliviar a sensação de enjôo.
Arroz com Carne
No arroz encontramos diversos nutrientes tais como carboidratos, proteínas, além de gorduras, sais minerais, vitaminas e enzimas. Os cereais integrais apresentam ainda, um alto teor de fibras, extremamente benéficas ao bom funcionamento do nosso sistema digestivo.
Cães exigem 22 aminoácidos essenciais para lidar com todas as suas necessidades metabólicas e de energia, mas seus corpos produzem apenas 12 do 22. 


Os outros 10 devem vir da comida que eles comem. Como o trato digestivo canino é curto e simples, não produz as enormes quantidades de aminoácidos que os herbívoros fazem – razão pela qual o seu cão deve obter aminoácidos pré-formados diretamente a partir da dieta. 


A proteína que você dá a seu cão deve fornecer um amplo espectro de aminoácidos para satisfazer suas necessidades nutricionais. As fontes de proteína com perfis de aminoácidos de amplo espectro incluem carne de boi, frango, ovos, peixe, carneiro, coelho, peru, porco e cabra. 


A proteína é um componente crucial de cada célula no corpo do seu animal de estimação. Os aminoácidos essenciais de proteína animal de alta qualidade constroem células saudáveis, órgãos e músculos, e fornecer enzimas e hormônios necessários.


A gordura de boa qualidade na dieta ajuda do seu cão na absorção de certas vitaminas e fornece energia e ácidos graxos essenciais. Os ácidos graxos de origem animal são importantes para a cura, a síntese da membrana celular normal, reprodução, pele e pêlos saudáveis.


A melhor pedida é carnes cozidas sem tempero, sem pele, sem gorduras, pois lembrando o trato gastrointestinal do seu amiguinho esta sensível.  


Ovo cozido
 Os ovos são uma excelente fonte de aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas.
 Eles são de fácil digestão  (na verdade, eles são a proteína mais digerível disponível). 
 Eles contêm o anticorpo imunoglobulina Y(IgY), uma proteína do sistema imunológico que pode ajudar a função imunológica em animais de estimação.
 Eles também contêm lisozima, que é uma enzima anti-microbiana que ocorre naturalmente que pode ajudar a proteger os cães de bactérias patogênicas.
 Eles são saborosos e melhoraram a textura da comida de cachorro.
 Os ovos também incluem ácidos graxos, o que irá melhorar a pele e o pelo do seu cão. Eles vão impedir a pele seca e escamosa e coceira. Além disso, eles podem aumentar o brilho da pelagem do cão.
 Contém vitamina D que auxilia na absorção do cálcio. Isso auxilia para que seu cão tenha ossos e dentes mais saudáveis
Animais com problemas no trato gastrointestinal precisam de alimentos de fácil absorção, ricos em nutrientes para repor o que eles estão perdendo, que não agridam seus revestimentos protetores dos órgãos, o ovo de preferência cozido pois é menor o risco de doenças é uma excelente pedida  
Iogurte ( de preferência o natural sem sabor e aditivos )
O iogurte é uma fonte natural de cálcio, proteína, magnésio, potássio e também contém bactérias de cura, como Lactobacillus acidophilus, que é o habitante natural do trato digestivo. Ela produz ácido fólico e niacina, que são vitaminas importantes e também ajuda a manter o sistema digestivo do seu cão limpo e funcionando da melhor forma possível e digna.
Iogurte é conhecido por ajudar a reduzir os distúrbios de gás e intestinais, melhora a consistência dos resíduos sólidos, controla  ansiedade e aumenta  cuidados de saúde em geral. Durante o verão, alimentando o seu cão com algum frozen yogurt liso, mas, na verdade, serve como um deleite agradável para acalmar o sistema do seu animal de estimação gastrointestinal (GI). No entanto, deve ser dado com moderação e em cada dia alternado. Se você pretende colocar o seu cão em suplementos de iogurte, verifique com o veterinário primeiro.
Pessoal uma boa dica é nos dias quentes ou se o seu pet esta meio parado entediado, você pode congelar o iogurte em cubinhos, fazendo tipo um sorvete e dar para eles brincarem, é uma ótima pedida para animá-los.
Batata doce cozida
Pessoal antes de tudo a batata é um alimento maravilhoso mas antes de oferecer ao cão alguns requisitos são precisos, você deve lavar muito bem, descascar perfeitamente, cortar em pequenos pedaços pois assim cozinha mais rápido e gasta menos gás e o mais importante o cozimento, tenha certeza que ela esteja muito bem cozida, pois batatas cruas oferecem muitos riscos a saúde do seu pet pois crua ela é tóxica, só sendo indicada após cozimento pois elimina a toxina e deve ser oferecida em quantidades moderadas, aviso dado vamos lá.
Quem faz academia e pratica exercícios já esta careca de saber mas para pessoas como eu que não são tão fitness vamos explicar, a batata doce oferece uma gama melhor de nutrientes que a batata comum, então apesar de ser um pouco mais cara, custo x benefícios compensa no final, agora vou listas alguns de seus nutrientes.
- Rica em Fibras que auxiliam o funcionamento do sistema gastrointestinal
- betacaroteno  reduz a probabilidade de câncer, reduz os radicais livres
- Vitamina B6 boa para pele, coração, necessária para para o funcionamento adequado de mais de sessenta enzimas e essencial para a síntese normal do ácido nucléico e das proteínas.
-Vitamina C voltada para o sistema imunológico
- Minerais necessários perdidos pelos vômitos
A batata doce também contém menor quantidade de carboidratos, se o seu pet se encontra acima do peso ou é idoso, isso é um ponto importante. Como eu sempre digo não extrapole as porções pois em vez de fazer bem você pode prejudicar seu animal.
Aviso importante da Fe o vomito não é o problema em si, é a reação do problema, o resultado mostrando que tem algo errado, sempre consulte o veterinário pois ele é o único capaz de te ajudar, aproveite e discuta com ele sobre como  proceder no tempo que seu pet não estiver bem, como sempre digo conhecimento é poder.
Bom pessoal por hoje é só, espero ter ajudado e que vocês tenham gostado do post, está gostando do meu trabalho e quer sempre ficar atualizado curta minha pagina no face segue link  https://www.facebook.com/adsaudepet/
Sempre mantenha seu pet saudável

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Febre maculosa ( doença do carrapato III)

Essa doença foi detectada a primeira vez nos Estados Unidos, denominada inicialmente de Febre Maculosa das Montanhas Rochosas. No Brasil surgiu o primeiro caso registrado em São Paulo em 1929 seguindo para Minas Gerais e no Rio de Janeiro, sua maior incidência no presente momento é nas regiões Sudeste e Sul.  O vetor como nas demais doenças dessa seria de matérias é o nosso amado carrapato, nesta especifica o carrapato comumente chamado de estrela que é infestado pela bactéria Riquétisia no momento de sua alimentação em um animal ou ser humano ( a febre maculosa é uma zoonose de grande importância pois tem graves efeitos em humanos)previamente doente, como nas demais moléstias, nesta não é diferente o carrapato é somente uma ferramenta usada para disseminar a bactéria não seu causador exclusivo.   Obs: Se em sua região tem grande numero de carrapatos estrelas ou casos confirmados de febre maculosa tanto em animais quanto em humanos é sempre bom ficar...

Temida doença do carrapato !!! (erliquiose)

Quem tem cães em casa muito mais quando se tem mais de um já deve ter passado por esse problema, os temidos carrapatos, esses seres aparecem do nada e quando se der conta sua vida se tornou uma batalha do War ( jogo de tabuleiro de estrategia).  Vamos começar com as perguntas simples que todo dono pet ja se fez :  1) O que são esses monstrinhos chupadores de sangue ?  Resposta : São acaros que tem aparencia diversificada, podem ser pequenos, grandes, medios, achatados, ovais, marrons, pretos e por ai vai ... a gama de diversidade é grande (para nosso desespero , lagrimas começam a cair). São ectoparasitas , então se localizam externamente ao animal.  2) Do que se alimentão ?  Resposta : eles se alimentam de sangue , o que se fica nitido ao se matar um expremendo ( não estou indicando essa tecna para controle ou eliminação do mesmo)  3) Como se reproduzem ?  Resposta : O ciclo reprodutivo do carrapato é facinante e por si só responde a muitas...

Babesiose canina ( matéria da doença do carrapato parte II)

Como foi pedido continuarei escrevendo sobre as doenças transmitidas pela picada do carrapato, podem acreditar são muitas e também são frequentes em varias espécies de animais não somente em cães, é diagnosticadas em equinos,bovinos,humanos, roedores ..... em quase todas as espécies, esses monstrinhos vampiros são vetores de muitas enfermidades para nosso desespero (para mamis super preocupadas como eu a taquicardia começa kkk) vou tentar falar das doenças de maiores importâncias ao longo de matérias do blog então vamos ter paciência comigo se algumas coisas ficarem repetitivas ....  Como sabemos, esses serzinhos são ácaros, se diversificando em formato, tamanho e por ai vai ... parasitam externamente uma gama grande de espécies, ai você pensa: o que se alimenta de bovinos não subira em meu cão mas ai que você se engana pois eles tem preferência pelo hospedeiro do qual se alimenta mas se este estiver fora de alcance ele parasita seu cachorrinho mesmo não sendo sua “pr...